Cientista político diz que Bolsonaro será o mais forte nas eleições presidenciais de 2018

13/06/2016 09:54

Da Redação | Imagem: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados

O intelectual Rômulo M Camargo, Doutor em Ciência Política, avalia que o deputado Jair Bolsonaro (PSC-Rio) se tornará o candidato mais forte nas eleições presidenciais de 2018.

Veja trechos do artigo enviado pelo cientista político ao Mídia Popular:

"Bolsonaro tem personalidade forte e não gosta de rodeios, o que leva cada vez mais pessoas a acreditar que é sincero e sempre fala a verdade, ainda que suas palavras muitas vezes choquem setores da população. Isto é um fenômeno raro entre políticos e tem geralmente como efeito a criação de um exército de seguidores quase fanatizados, capazes de qualquer coisa para levar tal tipo de líder ao poder". Atualmente no Brasil apenas Bolsonaro está nessa condição.

"A atual conjuntura é muito favorável ao tipo de personalidade que Bolsonaro representa. Ele encarna por si mesmo a representação do correto, da disciplina, da sinceridade, algo que o senso-comum absorve como essencial para resolver crises políticas e morais pelas quais o Brasil passa. Bolsonaro para muitos é como um super herói que vai limpar o país".

"Bolsonaro hoje já é capaz de tirar votos até de figuras como Luiz Inácio Lula da Silva. Há seguidores do petista, sabemos, que ninguém convence. São os petistas mais ligados nas questões ideológicas, no Socialismo, nas causas sociais. Esses ninguém toma de Lula. Mas há um setor, bem maior, que votou em Lula até aqui apenas por julgar que ele fosse cuidar melhor do dinheiro público e ser mais justo com os pobres. As fortes denúncias contra Lula certamente levarão muitos desse grupo a aderirem a Bolsonaro".

O Dr Rômulo alerta, no entanto, que Jair Bolsonaro precisa buscar uma espécie de meio termo nas suas intervenções, no sentido de quebrar certas resistências que muitos têm em relação ao seu nome. "Até 2018 muitas águas vão rolar", concluiu.

 

 

Contato