CNTE rejeita bônus salarial e diz que é preciso manter o Piso Nacional do Magistério

23/05/2016 11:24

Da Redação

Em Nota em seu Portal, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE - se posiciona contra a política de 'bônus' salarial para os professores anunciada pelo golpista Michel Temer (PMDB) e diz que é preciso manter e valorizar o Piso Nacional do Magistério.

Sobre esse piso nacional, o Ministro da Educação Mendonça Filho (DEM-PE) já anunciou pela mídia inclusive que pretende adaptar a Lei 11.738/2008 para implementar essa política de 'abono'. Leia trechos da matéria da CNTE:

Sobre o tal 'bônus' salarial:

E primordial levar em consideração, em nosso debate nacional, a experiência norte-americana da política de bônus a professores, hoje considerada falida pela educadora e gestora pública Diane Ravitch, mentora e principal articuladora do programa empregado pelo Governo Federal dos EUA. Além de não ter melhorado a qualidade da educação nas escolas periféricas daquele país, a bonificação estimulou a corrupção entre gestores, professores e estudantes, especialmente no tocante ao desempenho forjado nos testes estudantis.

Sobre a valorização dos profissionais do magistério:
O PNE recomenda a profissionalização de todos os educadores - professores, especialistas e funcionários de escola -, com formação inicial e continuada específica para as áreas de atuação na escola; o ingresso na carreira da educação exclusivamente por concurso público; o cumprimento do piso salarial nacional do magistério e a regulamentação do piso nacional para os demais trabalhadores escolares (à luz do art. 206, VIII da CF); além da necessidade de constituir diretrizes nacionais para os planos de carreira dos profissionais da educação básica, como forma de equalizar as condições de trabalho nas escolas do país.
Educadores não devem, portanto, aceitar política de 'bônus' salarial. Tal medida é só mais um golpe que o golpista Temer quer impor sobre a educação pública do país.

 

 

Contato