Direito de Resposta ao ministro Mendonça Filho, do MEC

16/11/2016 18:01

 Imagem: Agência Brasil

Da Redação | O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), solicitou direito de resposta ao Mídia Popular. Pleito refere-se a matéria veiculada neste site onde, segundo a autoridade, se veiculam registros falsos em relação a sua pessoa, bem como à sua atuação no MEC. O pedido, assinado pelo próprio ministro, é feito através da Advocacia Geral da União e foi recebido hoje, 16.11.2016, por volta das 17:00 horas.

Leia:

"Desde que assumi o Ministério da Educação - MEC, tenho sido vítima de campanha permanente de propagação de notícias inverídicas na internet, espalhadas nas mídias sociais - Facebook, Instagram, Twitter -, tendo como base de conteúdo sites de notícias ligados a políticos, partidos e militantes partidários, cujo único compromisso é gerar falsas informações para atingir a imagem dos adversários. É uma verdadeira guerrilha digital montada para atingir a minha honra, a minha imagem e gerar tumulto junto a diversos seguimentos da sociedade como professores, estudantes, beneficiários de programas desenvolvidos pelo MEC e a sociedade em geral.
 
Enquanto cidadão com 30 anos de vida pública de ficha limpa e como Ministro de Estado da Educação, tenho a obrigação de trabalhar com a verdade, assim como de restabelecer a verdade junto à sociedade. O primeiro passo, acredito, foi desmentir as informações falsas que chegaram ao nosso conhecimento. No entanto, como é de conhecimento de todos, vivemos na era da comunicação em tempo real, em que um post em um site de notícia ou em um perfil de rede social atinge, em minutos, a colocação em trending topics, em uma velocidade capaz de danificar a imagem de qualquer cidadão e destruir, em questão de horas, a reputação de uma personalidade pública.
 
Entre os diversos conteúdos inverídicos veiculados pelo site Mídia Popular, está uma matéria intitulada '"É preciso enxugar regalias dos professores para equilibrar cofres de estados e municípios', diz governo federal". O material atribui a supostos "burocratas do MEC" a afirmação de que: "eles [os professores) têm férias de 45 dias, aposentadoria especial, descanso pedagógico, piso nacional e até lanche grátis. Que outro trabalhador possui tantas regalias? É preciso enxugar tudo isso ou o país continuará quebrado". O texto foi veiculado acompanhado de uma foto minha, truncada, para induzir a erro e associar a mim as falsas afirmações.
 
Apesar de o MEC e eu mesmo já termos esclarecido, oficialmente, na página do Ministério que se tratam de informações inverídicas, a referida matéria espalhou-se nas redes sociais e em outros sites que reproduzem o link do Mídia Popular".
 
MENDONÇA FILHO
Ministro de Estado da Educação
 

Pequeno comentário:

Uma vez que o ministro diz que são inverídicas as afirmações contidas em nosso post, seria oportuno também que esclarecesse à opinião pública por que não se manifesta em relação ao piso nacional do magistério. 
 
Neste sentido, quando o MEC divulgará o valor do custo-aluno, referência de correção do piso dos professores para 2017?
 
E qual a posição do ministro sobre a aposentadoria especial dos docentes, ameaçada pela proposta de reforma da previdência do governo Temer, onde ele (Mendonça Filho) é um dos principais articuladores?
 
Cremos que a ausência de posição pública acerca, por exemplo, dessas duas questões levantadas acima é que podem comprometer negativamente a imagem do ministro e do governo com o qual colabora. E não um mero post publicado em um site tão simples como o Mídia Popular.
 

 

 

Contato