Fracasso de Temer e desgaste de Aécio podem levar PSDB a lançar FHC em 2018, analisa tucano

22/10/2016 22:51

 Imagem: Agência Brasil

Por Flávio M Medina, Brasília | O PSDB pode lançar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para presidente em 2018. Informação é de um influente tucano paulista.

Dentre os motivos que levariam os tucanos a optarem por FHC em 2018 está o fracasso do governo Temer. O próprio FHC já o comparou a uma pinguela, ou seja, a uma ponte improvisada, feita de paus, que a qualquer momento pode cair.

Por outro lado, analisa nossa fonte que Aécio Neves é o peessedebista de mais destaque no golpe que derrubou Dilma e levou Temer ao poder, ao mesmo tempo também que é o melhor do PSDB nas pesquisas eleitorais, estando muito à frente de Geraldo Alckmin. 

"O problema é que o desastre já comprovado do presidente Temer inevitavelmente será também associado a Aécio, o que tornaria muito difícil sua eleição, principalmente se disputar contra Lula", diz.

FHC, por sua vez, tem a carta na manga de ter criado o Plano Real e zerado a inflação. E de também ter derrotado Lula duas vezes em eleições presidenciais. Além disso, continua lúcido, segundo nossa fonte.

Nossa fonte pondera ainda que, em tempos atuais, onde uma onda conservadora de direita rejeita o petismo, FHC poderia ser o único com condições de derrotar Lula, uma vez que o líder máximo do PT já demonstrou que, eleitoralmente, é muito maior que seu partido.

O tucano afirma contudo que FHC não fala sobre isso no PSDB. "Mas ele é muito vaidoso e aceitará, caso o convite seja feito", conclui.

 

 

Contato