Governo diz que a inflação caiu e donas de casa dizem que é mentira do presidente e de seus ministros

15/10/2016 22:42

"Cada vez que vou às compras, compro menos, vejo meu salário encolher diante dos preços. É portanto mentira do presidente e de seus ministros que o custo de vida baixou", diz Natividade Santos, dona de casa

Por Camilla Passos, Brasília | Nos últimos dias, o governo Temer passou a alardear pela chamada "grande imprensa" que a inflação caiu no país. Matérias sobre o tema foram manchetes no G1, Folha, Estadão dentre outros veículos de comunicação de semelhante porte. 

A Folha, por exemplo, diz em matéria (07.10) que "a desaceleração em setembro foi puxada pelo recuo generalizado no preço de alimentos e bebidas, que caíram em média 0,29% no mês". Isto mesmo, um recuo generalizado médio de 0,29% no mês. Tudo teria baixado de preço, portanto. Equipe econômica do governo chegou a falar até em onda generalizada de otimismo no país.

Para a dona de casa Natividade Santos, contudo, a tal queda da inflação não é possível de ser detectada na prática em feiras e supermercados. "Cada vez que vou às compras, compro menos, vejo meu salário encolher diante dos preços. É portanto mentira do presidente e de seus ministros que o custo de vida baixou", diz.

Maria Celeste Costa, professora, afirma também que não sabe de onde o governo tirou essa ideia de que a inflação despencou. "Deve ser porque Temer e seus ministros não andam em supermercados, têm tudo do bom e do melhor por conta dos cofres públicos", desabafa.

Ponderações das donas de casa podem ser comprovadas, ironicamente, até nas postagens que pintam preços mais baixos no país. Na mesma matéria da Folha que fala em "recuo generalizado" de preços, há também a informação de que, no acumulado do ano, a alta do leite, por exemplo, é de 40,69%. 

Dê também sua opinião na enquete abaixo:

 

 

Contato