No México, Dia de Finados é comemorado com muita festa e até limpeza de restos mortais de familiares em cemitérios

01/11/2016 18:54

 Foto: Divulgação VisitMexico.com

Da Redação | De acordo com o mexicano Abdiel Lozada, o Dia de Finados, ou Día de Muertos, como chamam por lá, é um dia de muita festa em seu país. Lozada é antropólogo, reside no Brasil desde 2013 e nos conta um pouco da milenar tradição do méxico em torno dessa data.

Para começar, diz Lozada, no Día de Muertos não há clima de velório ou de tristeza. Muito pelo contrário. As pessoas enfeitam casas, ruas, praças, cemitérios, num clima de muita comemoração e alegria. "É essa a forma de demonstrarmos respeito e saudade dos nossos entes queridos que já se foram", diz.

O mexicano conta também que uma das tradições mais fortes desse dia é o uso de máscaras. "Parece o carnaval do Brasil, com desfiles de milhares de pessoas enfeitadas com máscaras que simbolizam seus mortos".

No Día dos Muertos, continua Lozada, é bastante comum também as pessoas fazerem oferendas com as comidas e bebidas prediletas dos que já partiram. "Tequila e Pan de Muertos (Pão dos Mortos) não faltam nessas comemorações".

Por fim, Lozada diz que outra tradição em seu país no Día dos Muertos é a abertura de túmulos para limpeza de restos mortais de familiares e amigos. "As pessoas penteiam, fazem maquiagem, escovam dentes, extravasam", conclui.

 

 

Contato