Pesquisa: Violência contra professores cresce assustadoramente em todo o país

23/09/2016 10:43

 Professora lesionada por aluno - Fonte: facebook

Por Flávia Medina, São Paulo | Estudo realizado pela pesquisadora Sâmia B Reis, do Rio de Janeiro, indica que a violência contra professores cresce assustadoramente em todo o país. Trabalho ainda não está concluído, mas já apresenta dados muito preocupantes.,

Para a pesquisadora, docentes são agredidos por uma série de fatores. Um deles é a banalização da sala de aula e do papel do educador para as autoridades e mesmo para a sociedade. 

Os governos são os primeiros a mandar a polícia espancar os professores quando estes saem às ruas por seus direitos. Isto é um incentivo para muitos alunos, que veem em geral seus mestres como profissionais sem valor ou capacidade de defesa. Daí para a violência em sala de aula é só um passo, diz a pesquisadora.

Ainda segundo a professora Sâmia Reis, outro fator que leva à violência contra docentes nas escolas é o medo ou vergonha que eles têm de denunciar publicamente as rotineiras agressões que sofrem no dia a dia da sala de aula. Muitos alegam que ficam com receio de que a denúncia possa é gerar mais retaliações por parte do aluno, aponta o estudo.

Dentre as principais agressões sofridas pelos educadores estão xingamentos, agressões "leves" (como cusparadas) ou mesmo investidas mais pesadas, como se vê na imagem que ilustra esta matéria.

"O caso é grave e exige uma tomada de posição séria dos governos em geral", conclui a pesquidora.

 

 

Contato